sábado, 17 de outubro de 2009

Frutas da estação

Que fruta é gostoso e faz bem, todo mundo sabe! Mas você saberia dizer quais são as frutas típicas do outono????
São elas: banana, maçã, abacate, caqui e carambola, abacaxi, coco verde, goiaba e tangerina poncã.
Vou falar a respeito de alguma delas:

A carambola é um alimento excelente pra dietas e tem valor calórico baixo. Cada uma possui em torno de 29 a 30 calorias. Ela tem efeito diurético e possui ainda vitaminas e fibras.



O caqui é rico em antioxidantes, principalmente vitamina C e licopeno. Ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e o envelhecimento precoce.

Já o abacate é riquíssimo em proteínas, gordura, mas diferentemente do que as pessoas pensam, é uma gordura que não faz mal à saúde. O abacate tem ainda ômega 9, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar os níveis de colesterol bom. Ah, e o abacate tem outra propriedade importante: regula o intestino.

A banana, por sua vez, é conhecida por ser alimento rico em potássio que a gente encontra, o que é muito importante. O potássio é bom para os músculos e previne câimbras.

Coco verde: A água de côco é considerada um isotônico natural por ser rica em minerais. A presença de eletrólitos tais como sódio e potássio na água de côco possibilita a absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais através da urina e da pele. Além disso, a água de côco é a única bebida isotônica natural disponível comercialmente. Portanto, é ideal para repor o líquido perdido depois das atividades físicas e para a recuperação nos casos de desidratação por ser um excelente soro vegetal.


Maça: Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro.
As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos.
O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes.
O Ferro é importante na formação do sangue. Além disso, é muito rica em substâncias chamadas Flavóides. Essas substâncias diminuem a oxidação do colesterol, impedindo que ele se acumule nas artérias.
É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames.
A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.
A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.
A pessoa que come pelo menos cinco maçãs por semana, respira melhor. Em recentes estudos realizados por diversos pesquisadores, homens que comeram quase uma maçã por dia, tiveram função pulmonar mais forte do que os que excluíram a fruta do cardápio. Pela sua propriedade antioxidante, a maçã retarda o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de cânceres, pois fitonutrientes da maçã preservam as células.

Abacaxi: Quando maduro o abacaxi apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. É rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras.



Goiaba: A goiaba tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, importante no combate às infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Possui também vitamina A, boa à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas e auxilia no crescimento e, vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda, o músculo cardíaco.

Tangerina: A vitamina C, junto com o Cálcio e o Fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina A é indispensável para a saúde da vista, da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos.

Um comentário:

  1. Acho linda a fruta carambola
    Vou pegar esta foto depois..hahaha
    Que bom...e tem poucas calorias..já o abacate, que já é um vilão em gorduras é bom com leite batido e muitoooooooo açucar..hahahha
    o que piora tudo..haha
    Adorei
    Bjsssssssssssss
    Mãe.

    ResponderExcluir