terça-feira, 26 de maio de 2009

Gelo Instantâneo


Essa eu vi na TV e decidi postar aqui porque achei muito interessante. Confesso que ainda não tentei, mas quero tentar.
É fácil de fazer...
Pegue um copo de água e misture com sal. Coloque sal até que ele não se dissolva mais. (é o que chamamos de saturado). Depois, leve essa mistura para uma panela e aqueça a água. Quando água estiver quente, dissolva mais sal. OBS: A água quente consegue dissolver mais sal que a água fria.
Daí, deixe-a esfriar (num congelador ou geladeira), por algumas horas.
Quando você tira-la da geladeira, ela terá a aparencia de um líquido. Ponha um pouquinho de sal no seu dedo e leve-o para o copo com a água e sal e veja o que acontece... Vale a pena. É ótimo... E fica com a aparencia de um gelo mesmo.
.
.
Peguei essa explicação porque achei fácil de entender:
´´Você pode fazer assim: qualquer quantidade de água, vá dissolvendo o acetato até ter uma solução saturada. Esquente, e você poderá adicionar mais um pouco de acetato, o que tornará a tua solução supersaturada quando ela voltar para a temperatura ambiente. Essa situação é o que chamamos de metaestável, e qualquer coisa que você fizer, por exemplo, tocar na solução, ou adicionar um cristalzinho a mais de acetato, causará a precipitação imediata daquele excesso de sal que você conseguiu dissolver a quente. O efeito é muito bonito, mesmo. Portanto, o segredo é fazer uma solução supersaturada, o que pode ser conseguido a partir de qualquer quantidade de água, mas a quente, não se esqueça.´´

4 comentários:

  1. Vou tentar, mas antes quero saber o que vai acontecer...hahaha..dá até medo. Vai pegar fogo, é?
    Conta vai...o que acontece?? Fiquei curiosa..hahah
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Segue um trecho da petição:

    “Um projeto de Lei do Senado brasileiro quer bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral. O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância.”
    Isso é sério,abracei esta causa,abrace tb...
    seu comentário é importante sua assinatura também
    boas energias,

    ResponderExcluir
  3. Linda.. deixei dois selinhos para você..passe por lá..e veja as regras.
    Bjsssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    estou passando para visitar seu blog,ler teus textos e dizer que estou acompanhando tb.
    beijos
    Mari

    ResponderExcluir