terça-feira, 16 de junho de 2009

Esporte (Figure Skating - Ice Skating)

Como meu blog abrange muitos assuntos, decidi escrever sobre esporte. E é claro que eu escolhi falar sobre: PATINAÇÃO NO GELO.

Esse esporte não é muito praticado aqui no Brasil, e algumas pessoas nem sabem o que é, como se pratica, nem como são feitas as competições.
A patinação no gelo, começou com a necessidade das pessoas passarem por rios e lagos congelados. Para isso, eles usavam pedaços de ossos de baixo dos pés. Com o passar do tempo, essa tecnica foi se aprimorando, até que passaram a usar lâminas.
Com isso, os patinadores começaram a fazer desenhos no gelo (que inclusive dá o nome ao esporte): Figure Skating.
A caracterisca do esporte é se equilibrar e fazer diversas acrobacias, em uma espécie de coreografia.

Existem várias categorias: Pares (pragramas curtos e longos) e solos (programas curtos e longos).

Principais movimentos:

Trabalhos de pés (Foot Work): sequência de movimentos praticados pelos patinadores enquanto patinam. As sequências de movimentos podem ser feitas em linha reta, círculos ou em forma de serpentina ('S'). Os movimentos podem ser trocas de pés, voltas com dois pés e voltas em um pé.

Piruetas (Spins): São movimentos feitos pelo patinador, executados com a utilização do corpo, que gira sobre o seu próprio eixo. Quando classificadas pela posição do corpo, conhece-se mais a pirueta esticada, também chamada de pirueta em pé (upright), em que o patinador gira em pé. O sit-spin, acontece quando o patinador faz um movimento, parecido com um "sentar-se sobre o pé de apoio", mantendo a outra perna esticada. Por último, o cammel, que define-se quando o atleta forma uma linha horizontal com o seu corpo, mantendo uma de suas pernas livres.

Saltos

Os saltos são os movimentos de maior impacto durante uma exibição. Um patinador realiza um salto quando deixa o solo e se desloca horizontalmente, realizando um giro sobre o próprio corpo. Se difere das piruetas pois nele o patinador perde completamente, por alguns instantes, o contato com o gelo. Os saltos também são classificados segundo as posições dos pés, por sua direção (frente ou trás), tipo de curva (interna ou externa), e por qual pé esta sendo usado (direito ou esquerdo). Outro fator que também é observado é o número de voltas, que pode ser de meia a quatro voltas (o maior número de voltas registrado atualmente).

Levantamento
Quando atuando em duplas, o homem levanta a mulher acima de sua cabeça. Este movimento também é muito popular, por sua plasticidade.


Figuras (Figures)
Esta modalidade de movimento vem da origem do esporte, quando se faziam desenhos artísticos no gelo utilizando os patins. Consiste na realização de uma série de movimentos, executados sobre círculos desenhados na superfície.

Modalidades:

Solo (Singles)
Nesta modalidade os patinadores atuam sozinhos, apresentando suas rotinas. Acompanhados de música, os patinadores são avaliados com relação à qualidade artística de sua apresentação e elementos técnicos apresentados. Também e muito conhecido o campeonato de solo-dance praticado individualmente.

Duplas (Pairs)

Um casal durante uma apresentação de patinação no gelo.
Nas apresentações em dupla, duplas formadas por um homem e uma mulher apresentam movimentos similares a apresentação solo, adicionados dos movimentos que só podem ser executados em dupla, tais como os levantamentos e piruetas sincronizadas, em que o casal gira ao mesmo tempo. Outro movimento de excelente plasticidade é o em que o homem lança a mulher, auxiliando-a na execução do salto. Também e muito conhecido o campeonato de solo-dance praticado individualmente.

Dança (Dancing)
Nesta categoria, as duplas de patinadores é avaliada principalmente pelo elemento da dança. Não são permitidos saltos, piruetas ou levantamentos sobre as cabeças, formando uma modalidade puramente artística.

Precisão (Precision)
Na patinação de precisão, os patinadores formam grupos de oito a vinte e quatro participantes. Apresentam coreografias conjuntas e sincronizadas.








2 comentários:

  1. Muito Show...super legal...
    E você adora, não é?? hahahahha
    Beijosssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo um trabalho!!!E é preciso usar fotos peguei!!!kkkkkkkkkkkk!!Obrigada tchau!!

    ResponderExcluir