sábado, 27 de junho de 2009

Mais essa....


Só faltava essa agora!

O Supremo Tribunal Federal, decidiu que os jornalistas não precisam mais de um diploma para exercer a profissão. Muitos devem ter achado a noitícia boa, mas não pra nós jornalistas, que nos dedicamos 4 anos em uma faculdade (ainda por cima se for particular), e que iremos concorrer a vagas com pessoas que apenas terminaram o ensino médio (se isso!).
Segundo o Supremo, todos têm liberdade de Expressão. Confesso que não vejo essa lei em vigor. Porque um réu não pode falar em sua legítima defesa??? Cadê a liberdade de expressão nessa hora?
Fora isso, quem dará credibilidade a um jornalista que não foi formado, que não tem fontes seguras?
No meu curso, muitos já desistiram e abondaram o jornalismo. E estão se perguntando: Para quê fazer um curso de jornalismo se eu posso ser jornalista? Posso fazer outra coisa, ter um diploma, uma profissão e continuar sendo jornalista (que já está virando hobby).
E será que essas pessoas estão erradas? Para mim, em alguns anos, o curso de jornalismo será mais um curso dado pelo Sesc ou pelo Senac, com duaração de 4 meses (no máximo). E quem irá fazer?
Existem muitos ´´jornalistas´´ que não são formados e que são extremamente capazes de dar uma notícia. Para esses, acho que deveria ter uma prova ou algo parecido, para que pudessem entrar na profissão. Mas não acho certo, fazer um curso de 4 anos, e que no fim, não precisaria ter feito.
As empresas vão continuar combrando o diploma? Não sabemos.... Umas sim e outras não. Mas no fim das contas, pra que ter??
Por que não podemos ser psicólogos então? Pedagogos? Professores? Chefe de cozinha? Vai entender..
Para mim, jornalismo é uma profissão como qualquer outra, e com isso, deveria sim, ter a obrigatoriedade do diploma.
Confesso que a informação nesse tempo de globalização corre muito rapido. São muitos sites e blogs que dão notícias o tempo todo. Mas quero ressaltar que não podemos dar credibilidade a tudo que lemos.
Enfim, eu não concordo com essa nova lei. E fica aqui a minha indignação.

Um comentário:

  1. Olá
    Aceite um café? seria maravilhoso compartilhar com teu blog,
    Boas energias
    Mari

    ResponderExcluir