terça-feira, 18 de agosto de 2009

Anti fumo no Rio de Janeiro




Depois de terem proibido o cigarro em locais públicos em São Paulo, agora chegou a vez do Rio de Janeiro.
A lei já foi sancionada pelo governador Sérgio Cabral. Em 90 dias, o fumo em locais fechados coletivos deverá ser banido. Além disso, tabacarias terão licença especial e acabará os fumódromos.
O texto foi publicado hoje (18 de agosto, terça feira), pelo Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A lei foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio, no último dia 11.
A lei restringe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, aos espaços ao ar livre e residências. O projeto é de autoria do governador Sérgio Cabral e foi inspirado na lei antifumo de São Paulo.

De acordo com a lei, locais de culto religioso, onde o uso do fumo faça parte do ritual, foram liberados, assim como as tabacarias.

Em São Paulo, as pessoas já estão se acostumando com a nova condição e muitos até concordam, porém, o estado em que estão as calçadas e ruas da cidade com a precariedade de locais para jogar as pitucas de cigarro deverá ser uma nova dor de cabeça para as autoridades (mesmo com a multa de 50 reais para quem fizer isso).

Sou orgulhosamente uma não-fumante.
Então porque é que estou contra esta nova lei anti-fumo?
Simples! Por uma questão de coerência.
Se durante anos fui contra os fumadores que nos obrigavam a fumar passivamente o seu fumo, também agora me oponho a este fundamentalismo que quer hipocritamente obrigar toda a gente a deixar de fumar. Também porque acredito no direito à autodeterminação das pessoas. Em suma porque acredito que uns não devem, nem podem, impor a sua vontade aos outros.

Qual a próxima EXCELENTE idéia a qual seremos submetidos??

Um comentário:

  1. para de copiar o blog dos outros..hahahah..
    eu escrevi primeiro..ainda bem que tem a hora..hahahah..
    brincadeira!!..
    legal ter escrito sobre...
    se quiser mais assunto passa lá..hahahahahaha.. essa foi boa...hahahaha..
    bjssss

    ResponderExcluir