terça-feira, 11 de agosto de 2009

Medo de Dentista


Quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga no dia de ir ao dentista? Além disso, dia de dentista é sempre um dia onde não temos mais nada para pensar, apenas nele.
Nem mesmo as mais modernas técnicas de tratamento dentário são capazes de evitar o medo, a dor e o incômodo que vamos sentir durante o atendimento odontológico.
Para a psicologia, não é o paciente que deve ser tratado, e sim o consultório dentário como um todo. Desde a sala de espera, até a forma de atendimento em geral.
Conforme dizem os paciente, uma boa consulta seria com um profissional que converse bastante e que tenha a mão leve.
Novas técnicas já estão sendo utilizadas para tentar amenizar a dor e o medo do consultório e do dentista.

Algumas delas são:

Anestesia computadorizada > A injeção do anestésico é controlada por computador. "Dessa forma, o líquido é injetado de forma mais lenta, permitindo sua absorção de forma mais natural. A técnica elimina a dor durante a anestesia".

Sedação consciente > O paciente utiliza uma máscara de inalação que emite óxido nitroso e oxigênio medicinal. Esses gases agem no sistema nervoso e promovem sensação de leveza e relaxamento, além de diminuir a percepção de dor e aumentar o efeito anestésico.

Hipnose > Este procedimento é realizado por meio da técnica de indução de transe. Ele diminui a perda sanguinea durante o tratamento, elimina a dor e garante maior rapidez no processo de cicatrização.

Acupuntura > Esta técnica oriental tem ação de sedação e analgesia através de agulhas posicionadas em pontos estratégicos do corpo.

Ambiente relaxante > Durante o procedimento, alguns itens ajudam a proporcionar bem-estar e tranquilidade, são eles: massageadores nas cadeiras odontológicas, DVD, músicas relaxantes, luz adequada, entre outros.

Mas para quem não constuma ir em um consultório que tenha todas essas ferramentas, é bom tomar um tranquilizante antes de sair de casa, e ainda levar um mp3, ou o Ipod, para a consulta. Com certeza ajuda a relaxar e esquecer o que está acontecendo.

É bom lembrar que mesmo com medo, temos que cuidar da nossa saúde. Não adianta deixar de cuidar agora para fazer um tratamento pior depois. Então procure um dentista que seja legal, confiável e vá em frente.

O medo do dentista vai virar um só: O preço!!!

2 comentários:

  1. Dentista?? Tô fora...kkkkkk
    Detesto...se não mata a gente de dor..mata o bolso....kkkk é a pura verdade..
    Bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir