quinta-feira, 23 de julho de 2009

Minha parte

Decidi fazer a minha parte para tentar ajudar na prevenção da Gripe Suína. Me desculpem se estão achando que esse assunto já está sendo muito divulgado, mas acho que não custa nada uma informação à mais.
As informações foram tiradas do wikipédia;

A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2, e H2N3.
Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndroma gripal em geral, nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos, náusea, vômito e diarreia.
O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, e o papel do suíno na emergência desta nova estirpe de vírus encontra-se sob investigação. Contudo, é certo que não há qualquer risco de contaminação através da alimentação de carnes suínas cozinhadas. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da influenza, assim como outros vírus e bactérias.
Contágio:
A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México). Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.
Vacina:
Existe uma vacina para porcos, mas nenhuma para humanos ainda. A vacina contra a gripe "convencional" oferece pouca ou nenhuma proteção contra o vírus H1N1. O Japão anunciou que pretende desenvolver uma vacina eficaz e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) vem investigando formas de tratamento.
O Instituto Butantan, em São Paulo, está colaborando com a Organização Mundial de Saúde em uma pesquisa para elaborar uma vacina contra a gripe suína e prevê finalizar o processo dentro de quatro a seis meses. A Austrália afirmou que começará a testar a vacina em 240 humanos.
Todavia, segundo Karl Nicholson, da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, se o vírus evoluir para uma pandemia, a primeira onda vai chegar e irá embora antes que uma vacina tenha sido produzida.


Ao todo, já são 29 mortos pela Gripe no Brasil. Cinco dessas mortes, no Rio de Janeiro, seis em São Paulo, um no Paraná e onze no Rio Grande do Sul.

Já são mais de 30 países com a doença.

Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde, no dia 15 de julho, eram cerca de 95 mil casos, com quase quinhentas mortes.

ESPERO QUE TENHA AJUDADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário