segunda-feira, 20 de julho de 2009

Catacumbas

Catacumbas são antigos locais que serviam como cemitério, geralmente para pessoas que acreditavam que existia vida após a morte. Ainda hoje existem algumas que são abertas aos turistas. As mais visitadas são as catacumbas de Palermo, que têm cerca de 8 mil múmias, algumas incrivelmente preservadas.
Alguns desses corpos que ainda estão sendo preservados lá, são de 1599. Continuam com seus trajes de gala, determinados em vida, como último desejo.
Essas múmias naturais, são presevardas pelo clima e falta de umidade no ar.
´´Frei Donatello conta que, no século 16, que os capuchinhos constataram que os corpos dos frades simplesmente não se desintegravam. Eram desidratados com a ajuda do próprio ambiente, não entravam em putrefação. ´´
A mais perfeita múmia está num pequeno caixão lacrado. Rosália Lombardo, morreu em 1920 aos 2 anos de idade, e seu corpo continua praticamente intacto após 89 anos. Dizem que os pais da menina quiseram que seu corpo durasse para sempre, e chamaram um grande embalsamador da Cecília.
O autor, Alfredo Salafia era conhecido por fazer as feições de suas múmias serenas. Elas não tinham nenhuma expressão de horror da morte. Rosália parecia dormir.
Dario Piombino Mascali, cientista, descobriu um manuscrito de Alfredo Salafia, onde descobriu um método especial para para a conservação do cadáver inteiro em estado permanentemente fresco.
Uma outra observação para o estado de Rosália, é que o sangue não foi tirado do corpo, como de costume, nem os órgão internos, como faziam os antigos egípcios.
Ezio Fulcheri, professor que estuda os corpos do passado, diz que Rosália é a múmia mais espetacular e impressionante que ele já viu.


3 comentários:

  1. Olá Vandinha (família Adams)
    Nossa que foto triste..
    Interessante toda essa coisa de múmia..impressionante..
    Poxa..mas a menininha é muito triste...sniff ..sniff..
    Bjssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. tres impressionnant!et triste pour cette petite fille..je ne comprends pas tout,mais ça date de quelle année? maryse..

    ResponderExcluir
  3. nossa eu nunca tinha visto,uma munia tao bem conservada .parece que ela eatar dormindo

    ResponderExcluir