quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dicas de livros

Além de política, religião e futebol, cada um tem sua opinião a respeito de um livro. Porém, quis dar algumas dicas de livros que li e adorei. Espero que seja útil.
Operação cavalo de tróia - Uma coletânea que o autor narra uma missão da USAF, onde dois tripulantes voltam no tempo e tentam testemunhar a existência de Jesus Cristo na Terra.
Um livro com muitas palavras específicas, técnicas. Além de ter uma quantidade enorme de detalhes, o que nos remete a cena exata de onde tudo acontece. Achei maravilhoso. Quem lê o primeiro não para mais.


Sinopse tirada do Wikipédia:
Operação Cavalo de Tróia é uma coletanea de dossies que foram divulgados em oito livros do autor J. J. Benítez que narra uma missão da USAF onde um modulo chamado "berço" é levado ao 'passado' com o proposito de comprovar a existencia de Jesus Cristo. A missao é chamada de Operação Cavalo de Tróia e como de costume das forças militares Norte Americanas, nao sao revelados grandes detalhes dos metodos de fisica utilizados para a 'reversao', nada alem de "novos conceitos da fisica quantica vindos da Europa" é dito. Conceitos obviamente, sigilosos também.
Um major, de nome não revelado, e um piloto voltam no tempo até a época de Jesus Cristo e presenciam muitos fatos narrados na Biblia, na verdade a Biblia é tomada como referencia, uma vez que contem as datas e eventos da epoca. Fornecem, também, dados da sociedade da época: costumes, leis (principalmente as leis do judaismo), crenças (judaicas e pagãs, geografia, ambiente, etc). O major, que durante a viagem adota o nome de Jasão, é escolhido para a operação pelo seu ceticismo e imparcialidade, mas quando encontra Jesus – o Mestre – é tocado profundamente por sua mensagem e a narrativa ganha um tom delicado e humano.
Os detalhes da vida de Jesus, assim como as conversas onde Ele fala abertamente sobre sua origem divina e sobre o que é a sua missão na Terra, deixam claro que a Igreja Católica teria passado longe da mensagem original. A diferença entre os acontecimentos presenciados pelo Major e os narrados nos textos sagrados é enorme, mas compreensível. Segundo as próprias observações da personagem, os evangelistas nem sempre estavam presentes aos acontecimentos que narraram anos depois e, mesmo quando estiveram, sua formação cultural não permitia que compreendessem totalmente os acontecimentos.
Segundo esta obra, a mensagem de Jesus fala de um Deus-pai – sempre bom e generoso. Um Deus que não exige templos nem rituais. Algo que precisa ser vivenciado para ser compreendido, e que não pode ser comprovado, como desejavam os militares (e a ciência).


A audácia dessa mulher - Um livro simples de ser lido. Com palavras fáceis, e circunstâncias reais e cotidianas. Quem quiser uma leitura rápida e descontraída é uma excelente opção.


Sinopse da Wikipédia:
A Audácia dessa Mulher foi o sexto romance da escritora brasileira Ana Maria Machado. Foi publicado em 1999.
Recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras.
A narrativa contemporânea constrói uma trança de três histórias:
a) No presente da narrativa - história da protagonista Bia que é chamada para ser consultora de um programa televisivo ambientado no século XIX
b) Ousadia - programa televisivo que se passa no Rio de Janeiro do século XIX
c) História de Lina (apelido de Capitolina - Capitu) - em um caderno de receitas, Lina registra não só modos de fazer comida, mas momentos de sua vida. Nesse diário-caderno de receitas, tem-se contato com a versão de Capitu de vários fatos obscurecidos pelo narrador-casmurro Bentinho em Dom Casmurro de Machado de Assis.

Fortaleza Digital - Um livro com muito movimento e palavras técnicas. Não falta ação.


Ensei Tankado, um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) que jura vingar-se dos Estados Unidos, desenvolve um algoritmo de encriptação inquebrável, algo considerado impossível, que caso seja publicamente utilizado inutilizará o computador superpotente da NSA, TRANSLTR, na decodificação de mensagens. A este algoritmo dá o nome de Fortaleza Digital.
Tankado conta com a ajuda de North Dakota, pessoa responsável por tornar o Fortaleza Digital público caso Tankado morra sem cumprir seu objetivo. Tankado sofre uma morte misteriosa, supostamente causada por um ataque cardiaco. Antes de morrer, Tankado tenta chamar a atenção das muitas pessoas que passavam ao seu redor numa praça publica da Espanha para o anel que trazia na sua mão esquerda, anel esse que seria a chave do Fortaleza Digital.
Trevor Strathmore, vice-director da NSA, convida David Becker para ir a Espanha em busca do anel e juntamente com a criptóloga Susan Fletcher, noiva de Becker, tenta evitar a disseminação do Fortaleza Digital. Sem saber em quem confiar, Susan e David, separados, tentam encontrar a solução para evitar o que poderia ser o maior desastre da História da Segurança de Informações norte-americana.

O alquimista - Um dos melhores livros que já li. Paulo Colho: Ame-o ou Odei-o. Confesso que já gostei mais dos livros dele. O alquimista é um desses livros que me encantaram por Paulo Coelho. Um leitura gostosa, simples e com uma história maravilhosa.


Este livro narra a história de um jovem pastor que, após ter um sonho repetido, decide partir em uma busca do auto-conhecimento, e se vê lançado em uma jornada em busca dos grandes mistérios que acompanham a humanidade desde o início dos tempos. Assim como o norte-americano James Redfield (de A Profecia Celestina), Paulo Coelho fez fama e fortuna com suas histórias de linguagem simples, inspiradas em antigos mitos e provérbios, cujo conteúdo foi posteriormente classificado como literatura de auto-ajuda.
Ele metaforicamente cita o caminho do apóstolo Santiago, que partira da Espanha, dos montes da Andaluzia impulsionado pelo desejo de encontrar um tesouro que viu nos sonhos, chegando ao Egito onde descobre que o tesouro sempre esteve nos montes da Andaluzia bem no seu nariz (enredo que aparece em uma história do folclore inglês, The Pedlar of Swaffham), e sobretudo descobre que sua viagem de muito lhe serviu, pois entendeu a "alma do mundo", e agora é feliz consigo mesmo, pois enxerga o que realmente pode lhe fazer feliz e assim sua alma se acalma sabendo que tem tudo que sempre quis, o que antes era impossível porque não entendia seu coração nem os sinais do universo e assim não sabia o que desejava... Mas, na verdade, o tesouro maior que ele conseguiu nessa caminhada nao foi material, mas sim tudo que aprendeu, conquistou e sentiu durante sua jornada em busca de seu tesouro.
É um livro com muita simbologia e seus símbolos todos servem para a compreensão da história. Santiago em sua jornada acabou encontrando uma forma de conversar consigo mesmo, de ouvir seu coração, aprendendo que no silêncio de nós mesmos podemos entender muitas coisas que nosso coração quer nos dizer. E ao final do livro Santiago entende que teve que passar por todo aquele caminho para depois descobrir que seu tesouro estava no lugar de onde havia vindo, pois durante o percurso que fez, ele aprendeu muitas coisas e construiu sua identidade, passou por experiêcias que lhe serviram para a formação de uma nova maneira de pensar e de lidar com o mundo. O livro então nos mostra que às vezes precisamos passar por momentos difíceis, que no momento podem ser entendidos como ruins ou sem importância, para que no fim possamos entender que todas essas experiências serviram para moldar nossa identidade.

2 comentários:

  1. Olá !!
    Que belo post,eu li ate o volume 4 do operação cavalo de troia,mas já tem alguns anos,gostei muito.agora ,O alquimista,as walquirias,na verdade tem o mesmo perfil,ainda que seja o escritor que mais vende livreos no mundo,eu não gosto de Paulo Coelho,a sua iniciativa é maravilhosa!
    boas energias
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, e vou deixar aqui a minha

    minha ultima leitura foi A Ordem é Amém de John Chelh, é muito bom!!!

    sinopse:
    Joseph Sulivam , um antigo corretor de imovéis , encontra na igreja a saída para seus problemas financeiros,e nessa nova trajetória , se torna pastor de mais uma igreja evangélica.Depara com situações que o levam a caminhos contrários da verdade , enganando os fiéis , e aumentando o seu patrimônio pessoal , mas DEUS tem planos para reverter essa situação.

    vcs podem encontrar no site:
    www.seteseveneditora.com.br

    ResponderExcluir